Turismo Ambiental e Rural

Perfil Profissional

O Curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural tem como principal objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho através de uma aprendizagem prática, orientando-os, também, para o Saber Estar e para o Saber Ser. Sendo a questão ambiental de maior importância no desenvolvimento de destinos turísticos, capacita-se os alunos nas áreas do Turismo e Ambiente, preparando-os para os desafios futuros do Turismo e dando resposta à falta de mão-de-obra qualificada no setor.

Este curso fornece uma formação sólida na área do turismo e do ambiente e capacita os alunos para o desenvolvimento de diferentes atividades como sejam a valorização do turismo em espaço rural, o atendimento e acolhimento de turistas, a animação em contexto turístico e a prospeção e gestão de novos clientes, entre outras. A opção pelo ensino profissional fornece igualmente a preparação adequada para os alunos que pretendem prosseguir estudos para o Ensino Superior.

Saídas Profissionais

Este profissional fica apto para trabalhar em Empresas de Turismo em Espaço Rural; Autarquias (departamentos de turismo, postos de turismo, etc.); Parques de campismo; Áreas Protegidas (Parques Naturais, Reservas, etc.); Pousadas da Juventude; Unidades Hoteleiras; Agências de Viagens; Empresas e Associações de Animação Cultural; Regiões de Turismo.

O que vai aprender?

  • Pesquisar e interpretar informações sobre recursos e as potencialidades turísticas locais e regionais;
  • Pesquisar e interpretar os principais problemas ambientais globais e respetivas causa;
  • Aplicar as técnicas de atendimento e acolhimento de clientes, explicitando as normas e regras de protocolo:
  • Identificar, selecionar e preparar roteiros, itinerários e informações de interesse turístico;
  • Definir atividades de animação de turismo de natureza ambiental e rural;
  • Identificar e definir atividades de animação ambiental e rural a inserir nos programas de animação turística.;
  • Aplicar as técnicas de comunicação.
  • Organizar e dinamizar atividades de animação ambiental e rural, em espaços abertos e/ou fechados, de acordo as necessidades e as motivações dos clientes;
  • Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como na gestão da carteira de clientes;