Produção e Montagem de Moldes

Perfil Profissional

O Curso de Técnico de Produção e Montagem de Moldes tem como principal objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho através de uma aprendizagem prática.
A Indústria Portuguesa de Moldes tem vindo a crescer ao longo dos anos, impulsionada pela procura dos clientes externos e motivada por uma relação qualidade / preço e prazos de entrega competitivos. O crescimento acentuado do sector, ao longo dos anos, leva à necessidade de contratação de recursos humanos para dar resposta aos pedidos dos clientes.

Este curso fornece uma formação sólida em moldes, que prepara os alunos para ingressarem na indústria dos moldes, capacitados especificamente para o sector de montagem de moldes, vulgarmente conhecido como Bancada. Para além dos conteúdos lecionados se dirigirem ao sector de montagem de moldes, os alunos são também preparados com um leque de conhecimentos diversificados, que lhes permitem optar por outros sectores dentro da indústria dos moldes, nomeadamente CNC, Projeto de Moldes, Erosão, Injeção ou outros setores complementares. A opção pelo ensino profissional fornece igualmente a preparação adequada para os alunos, que pretendem prosseguir estudos para o ensino superior.

Saídas Profissionais

Este profissional ficará apto a: Orientar e desenvolver atividades de preparação do trabalho, operação de máquinas ferramenta, execução do ajustamento, acabamento e montagem de moldes. Analisar dimensões, tolerâncias, tipo de acabamentos, formas, natureza dos materiais e outras especificações técnicas. Planear e preparar as operações de fabrico e reparação de moldes, consultando e analisando documentos técnicos. Planear e desenvolver as atividades relacionadas com a preparação de trabalho, ajuste, montagem e teste de funcionamento de conjuntos mecânicos, de acordo com as especificações técnicas e de qualidade definidas. Executar moldes, de acordo com as especificações. Reparar moldes, de acordo com as deficiências verificadas. Montar e desmontar moldes, sistemas pneumáticos hidráulicos e outros sistemas mecânicos. Avaliar as dimensões, formas, estados de superfície e outras características da peça, comparando-as com as especificações técnicas.

O que vai aprender?

 

  • Como projetar um molde em software de CAD 3D
  • Técnicas de planeamento e organização
  • Como programar e operar equipamentos CNC
  • Aprender a medir utilizando instrumentos de medição
  • Processos de Fabrico – CNC, Erosão, Torneamento e Retificação
  • Automatismos industriais
  • Noções de injeção de termoplásticos
  • Execução, Teste e Ensaio de Conjuntos ou Partes de Moldes
  • Normas e noções de Qualidade