Os Melhores Alunos, No Melhor Instituto

 

 

 

 

Corredor

 

 

Lateral do edifício

 

 

Exterior

 

 

 

 

 

 

 

Notícias:

 

Andakatu

13 Jan 2017

 

No contexto do desenvolvimento do tema do IEJ para o ano 2016/17, “A Evolução da Humanidade”, e no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos do 3.º, 4.º e 5.º anos puderam participar num Wokshop sobre o fabrico e utilização dos primeiros utensílios inventados pelo Homem, dinamizado pelo arqueólogo Dr. Pedro Cura.

Os alunos, num ambiente descontraído e animado, aprenderam como os primeiros hominídeos faziam um Biface, o “canivete suíço do Paleolítico” nas palavras do formador, por servir para quase tudo; assistiram à produção do fogo pelo processo de fricção de madeira; manusearam seixos partidos, pontas de seta, raspadores, arcos e flechas; viram fazer farinha numa mó do Neolítico e produzir uma panela de cerâmica; colaboraram na realização de pinturas rupestres; vestiram-se a rigor com as peles dos animais e a tão original indumentária não faltaram os adornos! Enfim… fizeram uma viagem no tempo de muitos milhares de anos.

O Andakatu Vai à Escola é um projeto que tem como objetivo primordial fazer uma abordagem didática, especializada, sobre a história da evolução humana até ao aparecimento da escrita através da experimentação arqueológica. Este objetivo foi alcançado e pensamos ser uma atividade para continuar a desenvolver no futuro.

Prof. Madalena Lourenço