Os Melhores Alunos, No Melhor Instituto

 

 

 

 

Laboratório

 

 

Pavilhão Gimnodesportivo

 

 

Corredor

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação

 

Escola fundada em 1989, integrante da rede pública, com autorização definitiva de funcionamento nº 335, de 26 de Setembro de 1991, com Autonomia Pedagógica do 5.º ao 12.º anos, financiada pelo Ministério da Educação e Ciência ao abrigo do Contrato de Associação, e uma lotação autorizada ministerialmente para 1152 alunos. O Instituto Educativo do Juncal procurou, desde o seu início, dar uma resposta capaz às carências de ordem social e cultural das pessoas da região em que se situa. Depois de mais de 20 de anos de existência, são visíveis os resultados do esforço inicial, pois o absentismo à escolaridade obrigatória é quase nulo, os pais e encarregados de educação, cada vez mais, procuram inteirar-se junto dos Serviços de Psicologia e Orientação Escolar e dos respetivos Diretores de Turma dos meios mais adequados e eficazes para darem resposta às dificuldades que a educação dos jovens atuais lhes levanta.

 

Destes pressupostos advêm os grandes princípios pelos quais esta comunidade escolar se rege:

  1. Desenvolver laços de conhecimento, de entreajuda e, tanto quanto possível, de amizade entre todos os membros da comunidade escolar;
  2. Desenvolver um espírito humanista, no sentido mais lato que esta expressão encerra, entre todos os alunos, professores, funcionários e comunidade envolvente;
  3. Desenvolver espírito crítico nos alunos relativamente às realidades variadas com que quotidianamente se defrontam;
  4. Cultivar um verdadeiro sentido de cidadania onde caibam todos os grandes valores do modo de ser autenticamente português e europeu;
  5. Aprofundar a cosmovisão dos seus alunos, fazendo-os sentir-se verdadeiros cidadãos do mundo;
  6. Ajudar a construir um corpo sólido de conhecimentos técnico- científicos de acordo com a personalidade e idade de cada aluno;
  7. Desenvolver e aprofundar uma verdadeira teia afetiva entre alunos, pessoal docente e pessoal auxiliar e administrativo e toda a comunidade servida pela escola;
  8. Fomentar um clima geral de disciplina, entendida como instrumento imprescindível na construção da personalidade de cada aluno, segundo as boas normas de uma conduta cívica.