Os Melhores Alunos, No Melhor Instituto

 

 

 

 

Zona desportiva

 

 

Sala de artes

 

 

Laboratório

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação

 

O IEJ é um estabelecimento integrante da rede pública financiado pelo Ministério da Educação ao abrigo do Contrato de Associação. Fundada em 1989, com autorização definitiva de funcionamento n.º 335 e com Autonomia Pedagógica do 5.º aos 12.º anos tem atualmente autorização para o pré-escolar e 1.º ciclo com uma lotação autorizada ministerialmente para 1164 alunos.
O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) foi inaugurado a 22 de setembro de 1989, pelo então Ministro da Educação, Engenheiro Roberto Artur da Luz Carneiro e fica localizado na vila do Juncal, freguesia do concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.
Atualmente, este estabelecimento de ensino é frequentado por mais de 800 alunos, do pré-escolar ao 12.º ano, de acordo com o Sistema Educativo Português e engloba nove anos de Ensino Básico e três anos de Ensino Secundário.
O Instituto Educativo do Juncal procurou, desde o início, dar uma resposta capaz às carências de ordem social e cultural das pessoas da região em que se situa.
Alunos, Pais, Professores e Auxiliares formam uma Comunidade Educativa em que todos são simultaneamente sujeito e objeto do processo educativo, agindo e interagindo de acordo com os grandes princípios pelos quais esta comunidade escolar se rege:

 

1. Desenvolver laços de afetividade, de amizade e de entreajuda entre todos os membros da comunidade escolar;

2. Desenvolver o espírito humanista entre alunos, professores, funcionários e comunidade envolvente;

3. Desenvolver o espírito crítico nos alunos em relação ao conhecimento empírico / científico, às relações interpessoais e à sua integração social;

4. Cultivar o sentido de cidadania onde caibam os valores humanistas do ser português e europeu;

5. Proporcionar uma cosmovisão de forma a que os alunos se sintam verdadeiros cidadãos do mundo;

6. Promover um ambiente salutar marcado pelo diálogo, pela valorização dos progressos individuais e por uma exigência a um tempo firme e suave;

7. Ajudar a construir um corpo sólido de conhecimentos técnico-científico e pratico-profissionalizante, de acordo com a personalidade e idade de cada aluno;

8. Desenvolver e aprofundar um verdadeiro ambiente afetiva entre alunos, professores, auxiliares de ação educativa, funcionários administrativos e outros, bem como toda a comunidade escolar;

9. Acolher todos, sem exclusões resultantes de origens, credos, culturas ou capacidades;

10. Promover uma formação integral exigente, privilegiando, com igual importância, todas as dimensões da pessoa, nas suas vertentes individual e comunitária;

11. Fomentar um clima geral de disciplina, entendida como instrumento imprescindível na construção da personalidade de cada indivíduo, segundo as boas normas de uma conduta cívica exemplar;

12. Promover ações e campanhas de solidariedade, através do voluntariado, visando o desenvolvimento pessoal e intersocial de cada aluno.